Portugal / Lisboa

Av. 5 de Outubro, n.122, 5º Esq.

+351 217 935 326

Contate-nos para esclarecimentos

Segunda a Sexta

10h - 13h / 14h - 19h

  • Home
  • Curso Biossíntese
        • Biossíntese Crianças e Jovens
        • Destinatários:

          Para estudantes finalistas e profissionais da Psicologia, Psicoterapia, Ensino e Saúde (Professores, Enfermeiros…) interessados em conhecer o Desenvolvimento Humano relacionado com o Acompanhamento Psicoterapêutico de Crianças e Jovens.
          Excelente oportunidade de aumentar o autoconhecimento, uma vez que este curso é Teórico-Vivencial.

        • Terapia de Casal
        • Objetivos:

          Promover uma qualificação profissional especializada de nível superior a Terapeutas e Profissionais da Saúde no âmbito da Terapia de Casal.
          Difundir os conhecimentos científicos necessários ao diagnóstico, avaliação e intervenção em Terapia de Casal.
          Capacitar os profissionais de saúde para a exploração, reflexão e discussão de diferentes abordagens clínicas e o seu impacto no processo de tratamento.

        • Aprofundamento Clínico
        • Com o intuito de partilhar cada vez mais uma componente clínica da nossa prática, partilhamos convosco esta nova formação, facilitada pela Dr.ª Maria del Mar. Será efetuado pela própria, o atendimento de clientes em sistema de aquário. Estes clientes poderão ser de fora, da escola, como alunos ou participantes da formação. Estarão sempre presentes a revisão de teoria, divisão de trabalho de observação de grupo, discussão, pontes com a teoria da Biossíntese; em complementaridade com outras ferramentas e/ou abordagens clínicas. Todo o processo será complementado com aprofundamento teórico e envio de material.

        • Psicossomática e Epigenética
        • Destinatários:

          Para estudantes finalistas e profissionais da Psicologia, Psicoterapia, Medicinas Convencionais, Alopáticas, Ensino e Saúde (enfermeiros, etc..), interessados em conhecer a relação mente/corpo e obter uma visão mais alargada sobre a doença e a sua expressão. Quer seja somática quer seja mental, a doença é um sinal de desequilíbrio do sistema total e o seu restabelecimento pode passar pela expressão criativa do ser humano.

  • Workshops
  • Contatos
  • Clínica
  • Empresas
  • Blog

O que é a psicoterapia?

psicoterapia é um tipo de terapia usada com a finalidade de tratar problemas psicológicos e emocionais tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental. Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas que se baseiam numa relação interpessoal entre o paciente e o terapeuta.

A psicoterapia vai para além de um apoio psicológico uma vez que promove uma mudança interna natural, um estado mais permanente de maior harmonia e felicidade interiores. O Objetivo final da psicoterapia é ajudar o paciente a restabelecer a sua qualidade de vida, desenvolvendo recursos internos para lidar com as mais diversas situações.

Existem diferentes psicoterapias que diferem na sua base teórica, desde a cognitiva (alteração de comportamentos) à psicanalítica (aprofundamento do seu autoconhecimento).

A psicoterapia pode ocorrer em conjunto com um tratamento medicamentoso. À excepção do caso de existirem restrições a nível físico, estes medicamentos não curam as causas, mas aliviam os sintomas. Em alguns casos, contudo, os medicamentos podem ser mesmo necessários para melhorar o funcionamento mental do paciente, de forma a possibilitar a psicoterapia, ainda que por princípio a Biossíntese se abstenha de abordagens químicas aos sintomas do paciente.


Qual o profissional que se adequa a si?

Os Psiquiatras são médicos com especialização em Psiquiatria e focalizam-se principalmente na medicação para o tratamento/alívio dos sintomas (aspectos fisiológicos das manifestações psíquicas indesejáveis).

Um psicoterapeuta pode ser psicólogo, mas nem todos os psicólogos têm habilitações para ser psicoterapeutas.

O Psicoterapeuta e o Psicólogo Clínico promovem terapias recorrendo ao diálogo baseadas em modelos, teorias e técnicas específicas.

Os Psicoterapeutas não necessitam de uma formação de base de licenciatura em Psicologia mas têm que percorrer uma Especialização Avançada em Psicoterapia acreditada segundo as normas da European Association for Psychotherapy.

Os Psicólogos também são profissionais de saúde com a função principal de realizarem uma avaliação psicológica. Para serem intitulados de Psicólogos Clínicos e estarem aptos a trabalharem com um cliente em âmbito terapêutico têm que fazer formação especializada em Psicoterapia.