CPSB

O seu centro de formação!

A nossa missão

A nossa missão é levar a Biossíntese a todos. Como? Através da formação de psicoterapeutas que, durante o seu percurso formativo, desenvolvem os recursos e a experiência essenciais para acompanhar todo o ser humano no reencontro consigo mesmo, através da integração corpo, mente, emoção e espírito. Assim se desvenda o caminho para o sentido de vida, realização pessoal e felicidade em geral.

Acreditamos profundamente na capacidade de autorregulação do ser humano. Acreditamos que, quando ampliamos os nossos recursos internos, quando alinhamos e conectamos pensamento, sentimento, acção, isto é, quando nos reintegramos, re-membramos (de remember, que significa recordar), recuperamos o contato com a nossa essência, com os outros, com o mundo, despertamos a nossa capacidades mentais, emocionais e espirituais mais elevadas.

A formação e investigação no CPSB estão dirigidas para guiar o ser humano em direção à realização do seu pleno potencial e bem-estar, impactando o estilo de vida e felicidade das gerações futuras.

O CPSB aspira a conduzir as suas ações com paixão, compaixão e um desejo profundo de transformar vidas.

A Biossíntese

A Biossíntese é um método psicoterapêutico somático desenvolvido por David Boadella, seu fundador, a partir da década de 70. Boadella dedica-se à prática psicoterapêutica há mais de 40 anos, realiza palestras por todo o mundo, e é autor de inúmeros livros e artigos, detentor de uma vasta obra bibliográfica.

O que significa Biossíntese?

Segundo Boadella, significa integração de vida. Indica a importância fundamental de integrar em todo o trabalho terapêutico as três dimensões do ser: somático-emocional, psicossocial e essencial-espiritual. A nível corporal, a Biossíntese trabalha na integração dos padrões de respiração, do tónus muscular e da expressão dos sentimentos através dos principais canais de contacto. A ênfase é no processo terapêutico e não na técnica.

Ao incluirmos o corpo como tradutor da história e expressão da pessoa, podemos alcançar níveis mais profundos de conhecimento sobre a sua experiência do que aqueles que podem ser obtidos com a abordagem puramente verbal. Procuramos compreender a pessoa enquanto unidade psicossomática, desde o seu processo formativo até às estruturas corporais: da história da vida intra-uterina à morfologia dinâmica do corpo.

A Fundação para a Biossíntese (IFB) tem a sua sede, a nível internacional, em Heiden, na Suíça, assim como o Instituto Internacional para a Biossíntese (IIBS). São estas instituições que estabelecem os padrões e fazem a ponte com as Instituições Internacionais de Acreditação e Certificação a nível Europeu e Mundial.

A nossa história e visão

0

Nasce o sonho e a visão por Esther Frankel, que traz os ensinamentos da Biossíntese para Portugal.

0

Realiza-se o Congresso da Biossíntese, na Universidade Clássica. Dra. Maria del Mar desenvolve acções para a estruturação de uma escola de psicoterapia somática em Biossíntese.

0

Dra. Maria del Mar desenvolve workshops abertos, dando início à construção da escola.

0

Abre-se o Centro de Atendimento Psicoterapêutico.

0

O CPSB torna-se a primeira escola de psicoterapia reconhecida pela European Association for Psychotherapy (EAP) acreditada como EAPTI, European Acreditated Psychotherapy Training Institute.

0

Lançamento do livro “ A arte de amar a três – Eu, tu e Nós”.

0

Lançamento das Especializações Psicossomática e Terapia de Casal, especializações para a divulgação, ampliação e investigação da área da Psicoterapia Somática.

0

Primeira escola de Psicoterapia acreditada pela DGERT.

0
Psicoterapeutas formados
0
Psicoterapeutas em processo de formação
0
Pessoas em acompanhamento psicoterapêutico

O CPSB é hoje um dos muitos centros de formação e investigação da Biossíntese que existem no mundo e que trabalham em conjunto ao nível de métodos e pedagogias de forma a poder proporcionar aos seus alunos a melhor formação, e ao mesmo tempo desenvolver a comunidade da Biossíntese.

Sobre a nossa Fundadora

Maria del Mar

Dra Maria del Mar é uma pioneira e visionária na área de saúde integral do ser humano. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, diretora do CPSB, Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese, para Portugal e Espanha, Psicoterapeuta conjugal, naturopata, homeopata e presidente da Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal e Autora do livro “A Arte de Amar a três: Eu, tu e Nós”, e possui mais de x anos de experiência na condução do ser humano em direção à realização do seu pleno potencial e bem-estar.

Foi com esta missão em mente que Maria dela Mar fundou o Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese em 2006 com um pequeno grupo de x alunos, com uma formação que já cresceu para Pós-graduação reconhecida internacionalmente, mais de x alunos e psicoterapeutas formados e em formação em mais de x países.

A sua visão e liderança têm impactado o estilo de vida e felicidade de milhares de pessoas, com repercussões transformadoras para gerações futuras e para o panorama da saúde e bem-estar na Península Ibérica e no mundo.

CORPO DOCENTE

O CPSB está integrado numa comunidade global de centros de formação em Biossíntese que se dedicam a desenvolver e construir métodos e pedagogias que proporcionam aos seus alunos uma formação integrada, completa, científica e atual, alicerçada no corpo teórico das filosofias Ocidental e Oriental, medicina, medicina natural, neurociência e física quântica, epigenética, psicossomática e psiconeuroimunologia.

O CPSB conta com uma equipa de professores internacionais, nacionais e locais, que se mantêm em formação contínua.

Maria del Mar

Professora Sénior Internacional

Gabriele Hoppe

Professora Sénior Internacional

Alejandro Olea

Professor Sénior Internacional

Gil Arad

Professor Sénior Internacional

Paz Cardín

Professora Sénior Internacional

Liane Zink

Professora Sénior Internacional

Ana Rita Carmo

Professora Junior e Supervisora

Patrícia Querido

Professora Junior Internacional
Supervisora

Cláudia Correia

Professora Local e Supervisora

Milagros Carmona

Professora Junior Internacional

Tatiana Neves

Professora Junior
Internacional

Sandra Veiga

Professora Local

Teresa Madeira

Professora Assistente

José Aurélio

Professor Assistente

Ana Ferreira

Professora Assistente

Ana Caeiro

Professora Local

Isabel Rolim

Professora Assistente

Ilda Lemos

Professora Assistente

Pedro Teles

Professor Assistente

Margarida Nobre

Professora Assistente

Teresa Gomes

Professora Assistente

Rita Bucha

Professora Assistente

Joana Quintino

Professora Assistente

Inês Múrias

Professora Assistente

A NOSSA EQUIPA

A nossa equipa é composta por uma equipa motivada e consciente, com a finalidade de tratá-lo como o ser humano único que é.

António Guerra

Director Internacional Portugal e Espanha

Maria del Mar Cervantes

Direção de formação

Ana Rita Carmo

Diretora departamento clínico e acompanhamento de adultos

Patrícia Querido

Diretora departamento clínico e acompanhamento crianças e jovens, comité científico e pedagógico

Tatiana Neves

Comissão científica

Raquel Barros

Departamento de formação e atendimento Permanente

Celeste Silva

Departamento Financeiro

Marlene Nobre

Departamento de comunicação e marketing

Sandra Moreira

Secretaria